domingo, 1 de abril de 2012

Metodologia e Capacitação

Essa semana o blog mostra um pequeno retrato da nossa atuação quanto à metodologia de ensino e capacitação dos professores voluntários, através das reflexões de um dos membros da equipe!
Boa leitura e boa semana a todos!
Equipe Crea+ Brasil

"No início de 2011 fui apresentado ao Crea+ pelo Luís Meyer, então responsável pela área de Metodologia e Capacitação. Sendo bastante interessado em educação, comecei a ajuda-lo na avaliação da estrutura pedagógica do Projeto e eventualmente me tornei membro da equipe de Metodologia e Capacitação.

O nosso trabalho sempre foi, e continuará sendo, permeado de discussões acerca do que devemos tentar ensinar aos alunos, como devemos fazê-lo e qual o sentido de estarmos nos esforçando tanto nesta empreitada. E por mais que nos esforcemos para definir um consenso que guie nossas ações, nossas opiniões inevitavelmente divergirão.

O principal foco do meu trabalho no Crea+ é, desde que entrei, a Matemática, mas desde o primeiro contato ficou evidente que o nosso trabalho não se reduziria ao ensino desta matéria.A função social que exercemos na comunidade é perceptível. Muitos dos alunos chegam juntos à escola e muitos outros comparecem muito mais com o intuito de encontrar seus pares do que para aprender matemática.

Quanto à Matemática, após muitas discussões, decidimos partir do fato de que estamos lidando com crianças (6º ao 9º Anos) e que, portanto devemos trata-las como tal. Pode soar redundante ou desrespeitoso com nossos alunos mas acredito que nosso visão faça bastante sentido.

Não os tratamos como ineptos ou incapazes de aprendizagem, apenas nos lembramos que não compartilham da austeridade com que muitas vezes encaramos o processo de aprendizagem, sem deixar de trata-los como pessoas inteligentes que são.

Essa abordagem nos levou a selecionar atividades lúdicas como os procedimentos pedagógicos mais adequados, principalmente quando lidamos com os alunos mais novos. E isso tem trazido bons resultados, com muitos alunos criando gosto pelo estudo, que eventualmente assume um caráter de brincadeira, o que é ótimo, afinal, enquanto o ato de estudar for encarado como algo pouco atraente, e até doloroso em alguns casos, falharemos em nossos objetivos pedagógicos.

Dado o nosso reduzido tempo de aula, dificilmente podemos prescindir de listas de exercícios, para que nossos alunos adquiram maior proficiência nas matérias trabalhadas. Mas tentamos fazer com que estas listas sempre sejam acompanhadas de explicações que visem sensibilizá-los à matéria abordada, apresentando situações-problema para as quais os métodos que passamos para eles são uma solução possível.

Apesar de todas as decisões serem tomadas entre nós, voluntários, sempre discutimos as pautas pedagógicas com professores de escolas paulistanas de ensino médio e superior, especializados em ensino, para assegurarmos que não nos deixaremos levar por posturas ingênuas, que eventualmente, aos nossos olhos leigos pareçam férteis.

Ainda não temos os instrumentos para avaliar a efetividade do nosso trabalho, mas o acompanhamento que tenho feito, das atividades de cada professor, me leva a crer que nosso trabalho tem muito potencial. Muitos problemas ainda devem ser enfrentados para que consigamos extrair todo este potencial, mas acredito que estejamos no caminho certo.".

André Hirata - Equipe de Metodologia e Capacitação Crea+ Brasil

As idéias expostas no texto acima não representam necessariamente uma opinião oficial do Crea+, mas são em grande medida fruto denossas discussões.

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