quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa na escola: pelas lentes de Renata...



No último sábado, foi dia de festejar a chegada da páscoa na Escola Daniel Verano.

Cheguei depois das 10 horas da manhã para fazer mais uma sessão de fotos e vídeos do pessoal do Crea+, alunos e voluntários.

Já estavam todos com as mãos na massa. Pelas fendas das portas, se via crianças brincando e aprendendo. Surpresa: não são coisas excludentes! Na sala dos professores, uma grande movimentação. Numa bagunça organizada, as equipes que trabalham nos bastidores do projeto preenchiam listas, conferiam cálculos, cortavam fitas e escreviam o nome de cada aluno presente naquele sábado em cada um dos ovos de páscoa cobertos de celofane azul. Era um cenário excelente para muitas fotos! Ou melhor, era um cenário excelente.

Encontrei-me com o pessoal da equipe de comunicação e retomamos o roteiro cuidadosamente pensado durante a semana: não devemos atrapalhar as aulas, você vai para a sala X, ele vai para a sala Y, a aula de matemática vai acabar às 11h30, os ovos vão chegar nesse horário. Logo vemos que um trabalho sério com educação precisa ser bem planejado e muito detalhista.

Nas salas de aula, a matemática permeava encontros e descontração. Quando, no horário programado, chegaram os ovos, com o nome de cada aluno, a surpresa e realização de crianças e voluntários ficaram evidentes – e olha que eu via por trás da lente da minha máquina. Abraços tímidos e escancarados foram trocados.


As crianças correram para as atividades no térreo. Futebol, gincanas, artes. Os voluntários sabiam o que fazer, tinham material e jogo de cintura, passavam instruções com entusiasmo. Havia lugar para os alunos guardarem seus ovos. A dedicação mais uma vez dava resultado: os alunos se sentem respeitados e ouvidos pelo projeto e, por isso, acreditam nele.


Nós, das fotos e dos vídeos, agradecemos pelos sorrisos fáceis de enquadrar.
 
Renata Ferraz - Fotógrafa Voluntária do Crea+ Brasil
 
 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a sua opinião!