domingo, 8 de abril de 2012

Tecnologia em sala de aula

Essa semana o governo do estado de São Paulo divulgou o interesse em modernizar as aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, através de conteúdos digitais. O projeto, chamado de “Aula Interativa”, prevê um investimento de mais de cinco bilhões, que inclui desde a capacitação de professores para esse novo modelo de aula, até a instalação de equipamentos nas escolas da rede pública, incluindo lousas digitais, projetores interativos, dispositivos móveis para uso pelos estudantes, rede sem fio, servidores e ferramentas de suporte.

O responsável pelo projeto será a empresa privada ganhadora da futura licitação. Segundo publicou O Estadão, a empresa a ser contratada será responsável por toda a instalação, manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos, assim como gestão, produção e renovação dos conteúdos e formação dos professores. Caberá à Secretaria da Educação coordenar o trabalho, monitorar e avaliar todas as fases do projeto. Isso não está publicado no jornal, mas no Diário Oficial do Estado é possível ler que quem formulou o projeto e ofereceu a idéia pro Estado de São Paulo foi a Dell Computadores.

Sinceramente, eu que estou todo sábado na escola, recebi a notícia com certa desconfiança. A educação pública no estado, e em todo o Brasil, carece de atenção em pontos muito mais elementares do que aulas digitais, como o salário dos professores, que naturalmente reflete-se no estímulo e no compromisso do educador, o cuidado com os materiais escolares, vide os livros todo fim de ano jogados nos cantos da escola, a má formação dos alunos com índices expressivos de analfabetismo funcional, a má gestão administrativa, péssimo aproveitamento dos espaços...etc. Por causa disso o projeto me pareceu um passo maior que a perna. O que parecia estar abandonado de repente recebe um investimento de 5 bilhões! A gente vê tanta coisa errada acontecendo que dá medo de a Escola sofrer com mais uma empreitada política pouco responsável.

Por outro lado, sem dúvida, o projeto, se bem executado, é promissor em seu aspecto pedagógico. As aulas interativas podem estimular uma nova pedagogia que substitui essa tradicional, trazendo elementos mais dinâmicos, criativos, estimulantes... Isso pode cativar os alunos e reaproximá-los da escola através de uma educação mais prazerosa, relembrando o post do Andre Hirata sobre metodologia da semana passada.

Vamos torcer pra que isso aconteça. E vocês, o que acham do projeto?

Mais informações, conforme reportagem do Estadão:
Ou então direto na fonte, pelo Link do Diário Oficial:
http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx#08/04/2012 digitando “Aula Interativa” no campo de pesquisa.

Um abraço e boa semana a todos.
Mari Vilella, Equipe de Comunicação do Crea+ Brasil

Nenhum comentário: