segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crea+ Brasil vence festival de curtas e ganha viagem para o Nordeste

A voluntária Luciana Penas conta um pouco sobre suas experiências com a cultura e os habitantes dos municípios da Rota das Emoções

Luciana em passeio de barco pelo Delta do Parnaíba (CE)

Pouco depois de ingressar no Crea+ Brasil no segundo semestre de 2013, a voluntária Luciana Penas se deparou com seu primeiro desafio: criar um breve documentário sobre a organização. A ideia surgiu a partir da iniciativa de outro voluntário Fernando Sirota de inscrever o Crea+ Brasil no 1º  Festival de Curtas Geração CARE, concurso realizado pela CARE Brasil que premia os melhores curtas sobre transformação social e combate à pobreza.

Luciana ao lado de Ana Carolina Moreli produziu o documentário Somar para Multiplicar. Com o apoio e a mobilização de todos os voluntários, sobretudo Fernando Sirota, Diogo Tridapalli e Raquel Coelho, o pequeno filme foi o vencedor da votação pelo júri popular. As jovens ganharam como recompensa uma viagem de uma semana pela Rota das Emoções, no Nordeste do Brasil. A expedição contou com os oito vencedores do festival e três colaboradores da CARE Brasil.

A cerimônia de premiação aconteceu no último domingo (09/11), no Memorial da América Latina. Aproveitem para conferir abaixo o diário de bordo de Luciana sobre os principais momentos da viagem!

DOCUMENTÁRIO SOMAR PARA MULTIPLICAR

DESTINOS REMOTOS

Jericoacoara (CE)

Fui para a Rota das Emoções sem saber nada dos lugares que iria visitar. Apenas havia ouvido falar bem vagamente de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA). Conforme a viagem ia se aproximando, ficava cada vez mais ansiosa. Nada poderia me preparar para o que estava prestes a vivenciar. Não seria somente uma viagem de passeio. Conheceríamos locais um pouco mais remotos, em que funcionavam projetos da CARE Brasil.

O principal projeto chamava-se "Nós fazemos a diferença" e colaborava para o desenvolvimento das populações da Rota das Emoções para que a região se tornasse de fato em um roteiro de turismo sustentável. A Rota das Emoções abriga quatorze lindos municípios, mas apenas quatro recebem visitantes (Lençóis Maranhenses, Jeri, Camocim e Delta do Parnaíba).

PRIMEIRA PARADA: PIAUÍ

Jovens do CES, em Cajueiro da Praia (PI)

No primeiro dia, visitamos a praia de Ilha Grande e fizemos um lindo passeio de barco pelo mangue piauiense até chegarmos ao Delta do Parnaíba. Partimos então para Cajueiro da Praia, onde fizemos outro passeio de barco pelo mangue e caminhamos pela praia de Barra Grande. Também aproveitamos para conhecer de perto os cavalos marinhos que habitam as águas da região. Ficamos encantados com a paisagem maravilhosa e com a receptividade de nossos guias.

Ainda em Cajueiro da Praia, conhecemos o Projeto Peixe-Boi. O peixe-boi está ameaçado de extinção. No Brasil, temos uma espécie que vive no Amazonas e outra espécie que vive no Piauí e no Ceará. O instituto realiza o trabalho de conscientização da população local, além do monitoramento e resgate de alguns animais que eventualmente encalham em regiões próximas.

No próprio Projeto Peixe-Boi, conhecemos o grupo de jovens CES. Os jovens na faixa dos quinze anos participam de oficinas de cinema e teatro, além de elaborarem sozinhos um jornal bimestral da cidade. Os adolescentes são inspiradores e pela idade lembraram um pouco nossos alunos no Crea+. Um deles inclusive comentou que seu sonho era estudar jornalismo em São Paulo.

Também fomos apresentados ao projeto de uma escola que pretende ensinar os alunos por meio da prática. A proposta é de que os estudantes permaneçam quinze dias na escola em tempo integral e depois voltem para suas casas para colocar em prática o que lhes foi ensinado. O programa e a viabilidade do projeto estão sendo discutidos e aprimorados pelos idealizadores. Apesar de não ter previsão de início, conhecer um projeto de educação inovador me motivou a implementar mais rapidamente mudanças que temos planejado para o Crea+ Brasil.

SEGUNDA PARADA: CEARÁ
Chaval (CE)
Saindo do Piauí, fizemos nossa primeira parada em Chaval, no Ceará. De cara fomos surpreendidos na com a informação de que iríamos ajudar a desenvolver o turismo na região. Começamos o passeio pela trilha da Cruvuada, em que nossos guias nos ensinaram sobre a fauna, a flora, a história e algumas lendas da região. Um dos diferenciais de Chaval em relação às outras cidades da Rota das Emoções são as pinturas rupestres nas pedras ao longo da trilha. Acredita-se que elas tenham sido feitas por índios há cerca de 3000 anos, tanto que uma visita de arqueólogos e paleontólogos está programada para novembro.

De noite, exibimos os curtas vencedores aos pescadores e aos demais habitantes do pequeno município. Assistimos também a um vídeo sobre a pesca do Sururu, marisco típico da região. Ficamos hospedados nas casas de três moradores, em que tivemos a oportunidade de experimentar a comida e conhecer um pouco mais sobre os hábitos locais. Pela manhã, praticamos pescaria de linha, atividade que sustenta parte da população. Com lugares lindos e pouco explorados e um povo simples e extremamente acolhedor, Chaval ganhou nosso coração.

Finalmente partimos para nossa última parada: Jericoacoara. Ao contrário dos outros destinos mais simples ao longo da Rota das Emoções, Jericoacoara possui uma estrutura mais desenvolvida para receber turistas. Não à toa estranhamos o distanciamento no atendimento em restaurantes e em lojas. Mas a cidade conta com beleza única, com lagoas e dunas. O centro é cheio de turistas estrangeiros e de restaurantes caros e internacionais que se misturam aos negócios locais.

A viagem foi uma grande experiência de aprendizado. Voltamos para São Paulo ainda mais motivados para fazer a diferença em nossa sociedade. Ao nos receberem, os moradores de Chaval seguravam uma faixa que dizia que nosso olhar ajudaria a transformar a cidade. Mas na verdade foram as pessoas e as histórias que conhecemos que nos ajudaram a transformar a nós mesmos.

CONFIRA MAIS FOTOS DA VIAGEM:

Pintura rupestre em Chaval (CE)

Passeio para conhecer os cavalos marinhos, em Barra Grande (PI)

Cajueiro da Praia (PI)

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Um comentário:

1. Vocês são porretas! A nossa gente precisa de jovens com entusiasmo e isto vocês tem. Abram espaço pra visitas nos sábados. Eu visitei (sou tia da Priscila) e vi que chegavam, crianças e voluntários com sorrisos no rosto e um jeito cúmplice de quem está em casa. Fui professora( escola pública) e voluntária em abrigos. Conheço os dois lados. Vão em frente moçada!

ResponderExcluir

Contribua com a sua opinião!