O trabalho do Crea+ Brasil coloca nossos voluntários em contato direto com crianças em situação de vulnerabilidade social e neste contato percebemos que para atingir os nossos objetivos, precisamos proporcionar-lhes muito mais que um ambiente de conhecimento e descontração. É importante, também, dar suporte de cunho psicológico, voltado ao desenvolvimento pessoal de cada um dos alunos. Pensando nisso, no segundo semestre de 2012, começamos a buscar parceiros para nos auxiliar nessa empreitada, a fim de oferecer aos nossos alunos assistência especializada em questões socioeducativas. Neste contexto, encontramos o Núcleo Espiral, uma associação sem fins lucrativos que atua na área de assistência e prevenção da violência, especialmente contra crianças e adolescentes.
A atuação Núcleo Espiral é conduzida por psicólogos e está baseada na implementação de um método específico de interação entre crianças e adolescentes com suas respectivas famílias, professores, colegas de trabalho e demais participantes dos diversos ambientes atrelados a seu dia-a-dia. Trata-se do "Método Espiral", por meio do qual os voluntários realizam (i) a formação de profissionais e capacitação de cuidadores, (ii) intervenções breves com crianças e adolescentes, e (iii) pesquisas e publicações em temas correlatos com o objetivo de desenvolver ações efetivas no enfrentamento da violência.
A missão do Núcleo Espiral é multiplicar seu método de atuação para que outras entidades com ações de alcance social sejam capazes de prestar auxílio para superação de traumas, atrelando ao desenvolvimento de suas respectivas atividades a prevenção de situações de violência e abuso envolvendo crianças e adolescentes.
Após algum tempo de contato com o trabalho do Núcleo Espiral, decidimos estabelecer uma parceria para o ano de 2013, visando aprimorara atuação social dos voluntários do Crea+ Brasil.
Para tanto definimos que tal parceria seria desenvolvida em duas etapas: (i) Ao longo do primeiro semestre de 2013, será realizado o mapeamento dos alunos de 9º ano da E.E. Daniel Verano, buscando entender melhor o contexto familiar, social e, inclusive, profissional, em que estão inseridos, avaliando sua relação com as pessoas que integram seu convívio diário e sua capacidade de resolver problemas do cotidiano; (ii) durante o segundo semestre, realizaremos palestras e oficinas com um grupo de 10 a 15 alunos para abordar temas como a percepção de si mesmo e do outro, senso de objetivo e futuro, para, aos poucos, introduzir noções de como lidar com determinadas "situações-problema" que eles possam vir a enfrentar, de modo a conduzi-los por caminhos mais afastados de contextos de violência.
As atividades com o Núcleo Espiral começaram no dia 16 de março de 2013, na E.E. Daniel Verano, e a aplicação dos questionários tem sido bem recebida pelos alunos. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo para oferecer-lhes maior assistência, contribuindo com o aprimoramento de seu desenvolvimento pessoal. Nossa equipe está acompanhando de perto a atuação dos voluntários do Núcleo Espiral e está ansiosa para, muito em breve, apresentar a todos os resultados positivos desta parceria!
Para mais informações sobre o trabalho do Núcleo Espiral, acesse: www.nucleoespiral.org.br
Este post contou com a colaboração dos voluntários Laura Marsiaj e André Hirata, da Equipe de Pedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com a sua opinião!