Dia 29 de outubro é dia do livro, mas os
livros são boas companhias para todos os dias.
Para cada fase da vida, existe uma infinidade
de personagens dispostos a nos encontrar por entre páginas e nos contar suas histórias,
nos emocionar, nos dizer algo de novo sobre nós mesmos.
E, em homenagem a esse dia especial, sugerimos a
leitura do clássico norte-americano de J.D. Salinger, “O Apanhador no Campo de
Centeio”, que narra as aventuras de Holden, um garoto de 17 anos, nos dias que
se seguiram à sua expulsão do Colégio.
Para te convencer, reunimos algumas das
palavras ditas por um amigo de Holden, o Professor Antolini, que acolheu o
rapaz em sua casa e lhe falou sobre suas preocupações quanto aos perigos que ameaçam
o futuro de um jovem de 17 anos e a importância da educação na superação desse
momento crucial.
Com a palavra, Professor Antolini:
Sobre a situação de vulnerabilidade em que se
encontrava o garoto (tão parecida com a de tantos jovens de 17 anos no nosso
país):
“Francamente,
Holden, não sei o que lhe dizer [...] Tenho a impressão de que você está
caminhando para uma espécie de queda... uma queda tremenda. Mas, honestamente,
não sei de que espécie... Está me ouvindo? [...] A coisa toda se aplica aos homens que, num momento ou outro de suas vidas,
procuram alguma coisa que seu próprio meio não lhes podia proporcionar. Ou que
pensavam que seu próprio meio não lhes podia proporcionar. Por isso, abandonam
a busca. Abandonam a busca antes mesmo de começá-la de verdade. Tá me
entendendo?”
E sobre a educação como saída:
“Acho que um
desses dias você vai ter que decidir para onde quer ir. E vai ter que começar a
ir para lá. E sem perda de tempo. [...] Detesto dizer isso, mas acho que, assim que você tiver
uma ideia de onde quer chegar, seu primeiro passo vai ser aplicar-se no
colégio. É o que você vai ter que fazer. Você é um estudante – quer a ideia lhe
agrade ou não. Você está apaixonado pelo conhecimento”. [...]
“Entre
outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa a ficar confusa e
assustada, e até enojada, pelo comportamento humano. Você não está de maneira
nenhuma sozinho nesse terreno, e se sentirá estimulado e entusiasmado quando
souber disso. Muitos homens, muitos mesmo, enfrentaram os mesmos problemas
morais e espirituais que você está enfrentando agora. Felizmente, alguns deles
guardaram um registro de seus problemas. Você aprenderá com eles, se quiser. Da
mesma forma que, algum dia, se você tiver alguma coisa a oferecer, alguém irá
aprender alguma coisa de você. É um belo arranjo recíproco. E não é instrução.
É história. É poesia”. [...]
“Não estou
querendo dizer que só os homens instruídos e cultos são capazes de contribuir
com algo valioso para o mundo. Não é isso. O que eu quero dizer é que os homens
instruídos e cultos, se de fato tiverem brilho e capacidade criadora – o que,
infelizmente, é raro – tendem a deixar registros infinitamente mais valiosos do
que aqueles que apenas têm brilho e capacidade criadora. Tendem a se expressar
com mais clareza e, geralmente, têm a paixão de desenvolver seu pensamento até
o fim. E – o que é mais importante – na grande maioria dos casos têm mais
humildade do que o pensador menos culto. Você está me acompanhando”? [...]
“Há outra
coisa que uma educação acadêmica poderá proporcionar a você. Se você prosseguir
nela por um tempo razoável, ela acabará lhe dando uma idéia das dimensões da
sua mente. Do que ela comporta e, talvez, do que ela não comporta. Depois de
algum tempo, você vai ter uma idéia do tipo de pensamento que sua mente deve
abrigar. A vantagem disso é que talvez lhe poupe uma enormidade de tempo, que
você perderia experimentando idéias que não se ajustam a você, não combinam com
você. Você começará a conhecer as suas medidas exatas, e vestirá sua mente de
acordo com elas”.
E você? Qual sua sugestão de leitura?
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