Em homenagem
à volta às aulas, propomos um exercício de olhar.
O jornal
O Estado de São Paulo publicou uma reportagem em que descreve as escolas do
final do século XIX e início do século XX no Brasil a partir das famosas “fotos
da classe”¹:
Então vamos
à brincadeira: pensando na imagem, na reportagem e na sua própria vida escolar, o que você percebe que mudou
no nosso sistema de ensino?
As fisionomias pareciam mais sérias, as roupas levavam mais
pano, sem dúvida.
Meninos e
meninas, hoje, na sua grande maioria, estudam juntos. Antes, tínhamos apenas 21% do total de 15,5 milhões de brasileiros entre 5 e 19
anos na escola, hoje esse índice ultrapassa 80%².Por outro lado, hoje,
fala-se em analfabetismo funcional
até mesmo em nível universitário no país.
A disciplina e a autoridade dos professores frente a seus alunos
hoje são menos evidentes, mas ainda são exigidas por muitos. Da mesma forma, a uniformização entre os alunos. A fragmentação da vida escolar em períodos, e esses, por sua vez, em anos, de acordo com a idade, e em classes, inclusive
com a formação de turmas de acordo com o desempenho dos alunos já nos últimos
anos escolares (antes do vestibular), desde sempre avaliados por meio de provas,
assim como a divisão das matérias, tudo isso permanece muito semelhante no nosso modelo
atual.
Pois bem.
Passada essa primeira etapa do nosso exercício, propomos, então, que preste atenção nas imagens a seguir e reflita sobre o
nosso mundo hoje e em como ele se transformou, pela ação de homens e mulheres, desde quando essas fotos de classe foram tiradas.
Encontro de mulheres, na região do “mercado dos caipiras”, em São Paulo 1910 Fonte Prefeitura de São Paulo³ |
Cartão Postal da Avenida Paulista, em 1905 Fonte: Prefeitura de São Paulo |
1ª Guerra Mundial |
Semana de Arte Moderna, 1922 Fonte: Prefeitura de São Paulo |
Típica fábrica do início do século |
Charles Chaplin, Tempos Modernos, 1936 |
Horror e destruição na 2ª Guerra Mundial |
Totalitarismo e genocídio 2ª Guerra Mundial |
Bonde levando trabalhadores, São Paulo, 1950 Fonte: Prefeitura de São Paulo Crédito: Claude Lévi-Strauss |
Vamos nessa?
Democracia Diretas Já, 1983-1984 |
Urbanização Avenida Paulista Aérea, 1998 Fonte: Prefeitura de São Paulo Crédito: Jefferson Pancieri |
Favela em São Paulo, 2000 Fonte: Prefeitura de São Paulo |
Grafitti dos Gêmes, em São Paulo |
Sede da Google em São Paulo, 2012 Fonte: Revista Galileu |
One Lap Top per Child, 2012 Fonte: InovarEduca |
Será que nossas
escolas acompanharam as mudanças do mundo de forma consciente e planejada? Será que se transformaram de maneira minimamente satisfatória desde o final do século retrasado?
Não podemos nos enganar, não importa quantos muros elas tenham, as escolas fazem parte do mundo e são afetadas por sua realidade. Os alunos de hoje vivem no mundo de hoje, não no de ontem. É a partir dessa realidade que devemos recebê-los, compreendê-los. É para que eles sejam capazes de compreender, agir e transformar o mundo de hoje e o que está por vir que devemos pensar nossa educação.
Não podemos nos enganar, não importa quantos muros elas tenham, as escolas fazem parte do mundo e são afetadas por sua realidade. Os alunos de hoje vivem no mundo de hoje, não no de ontem. É a partir dessa realidade que devemos recebê-los, compreendê-los. É para que eles sejam capazes de compreender, agir e transformar o mundo de hoje e o que está por vir que devemos pensar nossa educação.
Fonte: InovarEduca |
Em
2013, queremos contribuir para melhorar nossas escolas, e, também, conhecer e
experimentar o novo mundo a partir delas e junto com seus alunos. Passado o
Carnaval, recomeçam nossas aulas de matemática e as atividades nas manhãs de
sábado. E agora em duas escolas públicas de São Paulo, o que é mais uma
novidade!!!
E se o Crea+ já é um novo caminho, que propõe a cooperação entre comunidade e escola, não podemos perder de vista outros exemplos, de gente que está tateando possibilidades perfeitamente conciliáveis com os nossos esforços e idéias, como, por exemplo, Nicholas Negroponte, fundador do projeto “One Laptop per Child" (veja mais em: InovarEduca). Não há roteiro para a transformação que queremos, é hora de somar, multiplicar e inovar!
E se o Crea+ já é um novo caminho, que propõe a cooperação entre comunidade e escola, não podemos perder de vista outros exemplos, de gente que está tateando possibilidades perfeitamente conciliáveis com os nossos esforços e idéias, como, por exemplo, Nicholas Negroponte, fundador do projeto “One Laptop per Child" (veja mais em: InovarEduca). Não há roteiro para a transformação que queremos, é hora de somar, multiplicar e inovar!
Fonte: Crea+ Brasil |
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³ As imagens da Prefeitura de São Paulo estão disponíveis no site: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/
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