Boa parte dos alunos considera a matéria uma das mais difíceis da grade escolar. Mas por quê?
Um dos motivos que desencadeia a rejeição à matemática é que é uma matéria cumulativa: cada novo conteúdo depende de ferramentas ensinadas no passado. Ou seja, sem base, o aluno não tem capacidade de avançar na matéria, deixando-a de lado.
Outro ponto é a constante entre pais, alunos, professores de outras disciplinas, sociedade como um todo e até mesmo entre alguns professores da matéria: há uma espécie de "lavagem cerebral", afirmando que "a matemática é difícil mesmo, precisa nascer com um dom para ela, é normal ir mal nessa disciplina". Ou seja, se os pais sabem pouca matemática, eles acham natural não cobrar que o filho tenha bom desempenho na mesma.
Finalmente, há a questão da forma como ela é ensinada nas escolas. Muitos ainda ensinam Matemática da forma tradicional: apresentação de fórmulas e posterior prática de infinitos exercícios para a fixação, memorização. Por outro lado, um novo conceito, de que ela deveria ser ensinada com base na resolução de problemas (da mesma forma que foi desenvolvida, como ferramenta), ainda é pouco difundido, aceito e aplicado em sala de aula. Mas os resultados têm se mostrado positivos: os alunos se sentem mais motivados ao notarem uma aplicação para o conteúdo e não ficam exaustos na repetição de exercícios. É uma forma mais "leve" de introduzir conceitos importantes e estimular os alunos a contrariar essa visão da matéria. Esse ponto talvez seja o mais difícil de mudar. Se os professores foram ensinados dessa maneira tradicional (e deu certo, não é?!) e sempre ensinaram dessa maneira, mesmo surtindo efeito em poucos alunos, é difícil que eles mudem o método de ensino.
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