sábado, 29 de setembro de 2012

O sábado para os professores de Matemática

Pretende se candidatar para o nosso processo seletivo? Gostaria de saber de como se dá o nosso projeto?
Conheça a rotina dos professores de Matemática através do depoimento de Ingrid Silva, ex-aluna da Escola Daniel Verano, onde atuamos:



"Boa tarde!
Fizeram-me um pedido muito especial: relatar um pouco minha rotina e aprendizados no Crea+. Sou professora desde o início do ano e estou adorando essa experiência. É uma delícia poder ensinar e aprender com aquelas crianças. Segundo disse outra voluntária, “quem pensa que a melhor coisa de sábado é poder acordar tarde, é porque não conhece o Crea+”. Algumas pessoas ficam meio indecisas ao questionar se o sábado de manha não vai atrapalhar rotina, mas depois de muitos sábados indo semanalmente, posso afirmar que, a partir do momento em que você entra na escola, e começa a ver pessoas que estão lá assim como você, com o objetivo de ajudar crianças, e ver que estas também acordam cedo para ter aula em um sábado, você entra em um mundo a parte. E realmente, você não queria estar em nenhum outro lugar ou em nada que fosse diferente disso.
A sala de aula é uma caixinha de surpresas. Você e sua dupla ficam ansiosas para ver quantos alunos estarão presentes e começam a esperá-los quando o horário da aula se aproxima. A média da minha classe está em 12 alunos, mas já tivemos um sábado com 19 alunos. Foi uma coisa linda! Um pouco aterrorizante, de início, porque nunca tínhamos tido essa frequência de alunos, mas foi maravilhoso ter a sala cheia.
Durante nossa aula, procuramos misturar aulas dinâmicas e aulas de exercícios. Geralmente, os alunos gostam quando damos um jogo de stop com números, que consiste em modificar o “nome, cor, cidade” por operações matemáticas. A segunda parte da aula consiste em uma lista de exercícios impressa, já que a experiência com contas e matéria na lousa não funcionou muito bem para nossa sala. Dessa forma, como as matérias que abordamos eles já tiveram em algum momento da vida escolar deles, passamos as listas e as duvidas que surgem vamos solucionando no decorrer da aula. É uma alegria gratificante quando eles conseguem resolver o exercício que eles estavam com tanta dificuldade e dão aquele sorriso de agradecimento! Com essa dinâmica de aula, não temos muitas dificuldades de comportamento. A sala é, em geral, fácil de controlar. Mas com o decorrer da aula e na medida em que os alunos vão
terminando as listas, é inevitável que o nível de conversa e passeio pela sala aumentem, o que, em minha opinião, é tolerável, desde que não atrapalhe as outras crianças. Pensando em solucionar isso, possuímos uma segunda lista, a lista desafio, para os alunos mais rápidos da sala.
É uma gratificação pertencer a este projeto. Sou ex-aluna da escola e é mais do que uma alegria ajudar a escola que outrora tanto me apoiou. Não vou falar que participar do projeto é uma tarefa simples, porque não é. Exige tempo e disciplina para organizar as aulas e as dinâmicas destas. Mas é um orgulho ver o resultado desse trabalho na sala de aula e com a recepção dos alunos. Participar de um projeto voluntário não é participar apenas quando
se quer, mas saber que há um compromisso assumido, porque tem crianças que vão lá para te encontrar, a espera de contar como foi a semana deles e as possíveis novidades. E é interessante participar disso.
O Crea+ em uma expressão? Eu diria que é uma válvula de escape, porque lá eu abstraio os trabalhos e fazeres, do estudo que eu tenho quando voltar para casa e demais coisas. Muitas vezes, sinto uma impotência diante de algumas coisas que vejo ao meu redor, que não posso influenciar para melhorá-la. Algumas pessoas dizem que sou uma sonhadora e realmente, o
Crea+ é um sonho que está se tornando realidade, pois consigo sentir semanalmente, durante aqueles 80 minutos de aula, que eu posso ajudar uma criança a resolver uma coisa que, há algum tempo atrás, eu também sentia dificuldades em resolvê-la. E isso eu vejo como um ciclo, na medida em que é possível com que estes também vejam a importância de compartilhar conhecimentos, acadêmicos ou não, e queiram também dividir isso com outras pessoas em um futuro não tão distante.
A Matemática é importante, mas mais importante ainda, é a relação de amizade e companheirismo criada com aquelas pessoas e minha preocupação lá, é conhecer essas outras realidades e propor novas perspectivas e valores para aquelas crianças, mostrar que o estudo delas pode transformar realmente o que elas vivem e que é através dele, que é possível a elas alcançar seus sonhos.
Com carinho,
Ingrid Silva"
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