quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aprendendo a conviver

Conheça a nova área de Convívio do Crea+ Brasil e como ela ajudará os voluntários a solucionarem conflitos em sala de aula 




Não é apenas no blog que assuntos como conflitos interpessoais, mediação de conflitos, diálogo, reflexão e formação de pessoas estão em alta. O Crea+ Brasil como um todo tem dado bastante atenção aos temas. Vamos falar então sobre o que a psicóloga Célia Bernardes chamou de "aprender a conviver”. Em outras palavras, vamos falar sobre como nossa organização tem trabalhado a ideia de aprendizado e sobre como surgiu a nossa área de Convívio.

Há mais ou menos um ano, alguns voluntários começaram a se questionar sobre a punição, uma das maneiras mais conhecidas e aplicadas para se lidar com conflitos. Notaram que advertências e suspensões não resolviam as situações mais complicadas que enfrentavam aos sábados, visto que os alunos não apresentavam melhoras de comportamento e as desavenças voltavam a se repetir. Com isso, passamos a nos informar sobre a mediação de conflitos e, no início do ano, implementamos essa nova abordagem no Crea+ Brasil.

Realizamos alguns cursos externos, pesquisamos e trouxemos ferramentas para nossa organização e para os nossos voluntários, por meio de formações teóricas (palestras com a psicóloga Célia Bernardes) e de métodos práticos (círculos e conversas restaurativas entre alunos e professores). Além de mudanças muito positivas em alguns estudantes, tivemos importantes aprendizados.

O primeiro deles é que todo conflito tem um lado positivo, que nos dá chance de crescer e melhorar nosso comportamento. Não existe certo e errado. Todos os envolvidos em uma briga ou uma discussão são corresponsáveis pelas causas e pela resolução do problema. O segundo é que para resolver um conflito de forma restaurativa é preciso de diálogo, atenção, reflexão e persistência. As transformações não acontecem de uma hora para a outra.

Também vimos que nossa atuação não precisa e nem deve se limitar aos conflitos já instalados. Existem ferramentas para se desenvolver um ambiente harmonioso, pacífico, integrativo e propício ao convívio. Além disso, ficou claro que ainda temos muito o que aprender. Por isso, após um ano de experimentação e discussões no Crea+ 2020 (projeto que estabelece metas para 2020), criamos a chamada área de Convívio.

A área de Convívio atuará como uma divisão de apoio a todos os voluntários em situações de conflito. O objetivo é tornar o ambiente da escola mais respeitoso, fazendo com que os problemas sejam solucionados de maneira pacífica e construtiva e, consequentemente, tornando as mediações de conflitos cada vez menos necessárias. Em 2015, pretendemos trabalhar conjuntamente com os orientadores da área pedagógica e com a equipe de formação para colocar em prática métodos que estimulem a harmonia em sala de aula.

Será um ano cheio de desafios, mas seguindo o caminho que acreditamos ser o melhor para nossos alunos.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a sua opinião!