sexta-feira, 15 de março de 2013

Volta às aulas!

O primeiro sábado de aulas em 2013 começou com tudo no Crea+ Brasil!

Cada uma das escolas recebeu mais de 100 alunos e os novos voluntários estrearam sua participação no projeto!

Primeiras Impressões

Na E. E. Daniel Verano o clima de "volta às aulas" atraiu 119 alunos, um recorde de presença para o primeiro dia de aula, o que demonstra um resultado concreto do processo de fidelização conduzido em 2012. Reforçado pela animação dos novos voluntários, o time responsável pela E. E. Daniel Verano retomou suas atividades com força total e muitas novidades para as crianças!

"Ano novo, escola nova": esse foi o espírito do primeiro dia de aulas do Crea+ Brasil na E. E. Odon Cavalcanti. Todos "novatos" na escola, voluntários calouros e veteranos estavam com aquele friozinho na barriga, alimentado pela expectativa de um semestre muito bem sucedido, assim como foi o primeiro dia de Crea+ Brasil na nova escola!

Neste sábado, dia 09 de março, contamos com a presença de 124 alunos na E. E. Odon Cavalcanti, um ótimo número para o começo do semestre. Nesta escola, considerando orientação da diretoria, decidimos, num primeiro momento, restringir o número de alunos que podem participar do Crea+ Brasil ao total de 150, devidamente inscritos com antecedência, enquanto nos adaptamos à nova estrutura oferecida para aulas e atividades.

Aula de Artes

A aula de artes, conduzida nas duas escolas, teve como tema a Época das Cavernas. Os professores apresentaram um vídeo sobre arte rupestre e ajudaram os alunos a desenvolver materiais para realizar pinturas com as mesmas técnicas usadas a milhões de anos atrás! Com papel craft afixado às paredes, os alunos usaram terra, carvão e temperos coloridos para criar “tintas” a serem usadas no papel, como se fosse a parede de uma caverna! O resultado deste trabalho foi impressionante! Nos sentimos de volta à Idade da Pedra!

Esportes

Assim como no ano passado, tivemos, na E. E. Daniel Verano, as atividades de futebol e artes! Nos jogos do pátio, os professores de atividade organizaram um vôlei de roda, queimada e até ping-pong no chão! Mesmo sem a mesa, as crianças não desanimaram nem perderam tempo: pediram a bolinha e as raquetes para jogar no chão! Assim, os meninos desenharam uma “quadrinha” de ping-pong no palquinho do pátio e jogaram sentados no chão.

Diferente da E. E. Daniel Verano, o planejamento da Equipe de Atividades do Crea+ Brasil para E. E. Odon Cavalcanti tem como objetivo oferecer aos alunos treinamento em diferentes modalidades de esporte, para desenvolver o espirito de trabalho em equipe entre as crianças. A procura foi muito grande, com participação de mais de 70 alunos, que mesmo com o calor intenso não desanimaram e jogaram basquete até o último minuto da aula de atividades!

Aula de Culinária

A Equipe de Atividades desenvolveu, ainda, uma nova opção de aula para as crianças da E. E. Odon Cavalcanti: Culinária! O sucesso desta aula superou as expectativas dos professores: mais de trinta alunos compareceram! Esse fato fez com que os planos para o semestre tivessem que ser repensados pela Equipe de Atividades...

Decidiu-se por trabalhar com dois grupos menores, sendo que, nesta primeira semana, o tema desenvolvido foi “Cuidados na Cozinha”, com uma aula mais teórica para apresentação, aos alunos, de conceitos básicos de práticas seguras na cozinha. Na próxima aula, serão implementadas as primeiras atividades práticas, a serem desenvolvidas no refeitório da escola.
* * *
Vale ressaltar que a Equipe de Atividades não esqueceu dos alunos da E. E. Daniel Verano e está preparando uma novidade para os próximos sábados: as Aulas de Dança!!!

Em breve, teremos novas fotos e histórias sobre a participação dos alunos!

Fiquem ligados nas novidades do Crea+ Brasil!

E.E. Odon Cavalcanti - Aula de Esportes

E.E. Odon Cavalcanti - Pinturas Rupestres

E.E. Odon Cavalcanti - Turma de Culinária

E.E. Odon Cavalcanti - Aula de Artes

Um comentário:

1. Somente com ações como estas é possível contribuir para que as crianças e jovens tenham oportunidade de se envolver com hábitos salutares; exemplo de que, quando acreditamos na potencialidade inata que todo Ser possui,os caminhos se abrem para muitas possibilidades de viver num mundo melhor.Parabéns a todos os voluntários, que fazem a diferença na vida de tantas crianças.