Essa é uma pergunta que todo creando já se fez em algum momento. Naquela semana que você trabalhou que nem um louco, ou tem a festa do seu melhor amigo na sexta, ou vai ter uma viagem da galera no final de semana, não importa: todo mundo já abriu mão de coisas que gostaria de fazer pra estar todo sábado de manhã no Crea+. Agora, por que a gente faz isso? O faz uma pessoa ser voluntária do Crea+?
Olha... eu definitivamente não tenho essa resposta, mas eu já pensei bastante sobre ela. Eu não posso falar por todo mundo, óbvio, mas posso contar um pouco da minha impressão: o nosso voluntário não é só idealista, nem só um executor. Não sei se isso faz muito sentido fora da minha cabeça, então eu vou tentar explicar cada parte dessa frase:
1. O nosso voluntário: O Crea+ é uma família e, como qualquer família brasileira normal, tem gente de todos tipos, tamanhos e cores. Tem os mandões, os tímidos, os curiosos, os nerds, os que adoram tomar cerveja, aqueles que não gostam de acordar cedo, um pouco de tudo. Mas o que é essencial do Crea+ é que todo mundo assume a responsabilidade do projeto. Literalmente, todo sábado, a gente veste a camisa e incorpora tudo aquilo que a gente sonha que poderia acontecer. Ele não é uma família, mas sim a minha família, da qual eu faço parte incondicional e que, se eu não estou presente, ela não está completa. A gente sente falta um dos outros! Principalmente quando tem 16 crianças na sala e a sua equipe de professores tá desfalcada! O.o
2. Não é só idealista: Poxa, você tem que ser idealista pra acreditar que a sua ação, e a de outras poucas pessoas, realmente pode criar uma mudança na sociedade! Você não estaria lá se você não acreditasse que a educação é a ferramenta pra mudar não só o lugar que você vive mas o mundo inteiro! Você não estaria lá se você não acreditasse que ter um exemplo um pouco diferente do que a gente tem na média pode realmente fazer a diferença! O Crea+ é repleto de idealistas mas, de novo, não apenas idealistas. É muito lindo falar de um programa com tanto potencial quanto o Crea+, mas são poucos que se disponibilizam a estar lá todo sábado, a preparar aulas toda semana, a pensar em formas alternativas e interessantes para explicar assuntos desafiadores, a lidar com as crianças e suas dificuldades! O creando quer por a mão na massa, ele se planeja e ele quer fazer acontecer, ver crescer. Ele acredita no sonho mas, mais do que isso, ele acredita que ele e toda a equipe são muito importantes pra fazer esse sonho se realizar.
3. Nem só executor: Bom, a gente podia ser também um monte de gente que teria um chefe e que fosse pressionado a estar lá. A gente poderia dar um ensino maquinal e desinteressante, mas não é isso que a gente escolhe! O Crea+ é um espaço onde cada um de nós tem que refletir sempre sobre não apenas o que você está fazendo individualmente mas também que rumos você quer que a sua instituição siga. De novo, a SUA instituição. Aqui não tem manual de instruções, não tem receita de bolo. Precisa de muita reflexão e esforço, e vontade de tentar pra fazer as coisas realmente acontecerem.
Com esses comentários acho que já fica bem clara a minha admiração pelos meus colegas creandos, certo? Mas é mais do que isso: são eles o motor diário para eu ser uma voluntária melhor também. É incrível ver que você não é o único doido apaixonado pelo que está fazendo.
Todos temos dias ruins (e se temos!) mas, no mesmo momento em que você teve uma situação difícil, outra pessoa deu a melhor aula da vida dela. E isso é uma fonte infinita de motivação, porque ver outra pessoa dando mais um passo para esse grupo alcançar seu sonho de ver uma mudança social efetiva é uma coisa incrível! Encontrar alguém no corredor da faculdade e ver que ela está com os olhos brilhando porque preparou um jogo novo pra próxima aula faz você sentir que o Crea+ está crescendo e se aprimorando! E, mais do que isso: que eu nunca vi um lugar com uma equipe tão bacana assim.
Bom... acho que eu já falei demais né? Eu só queria comentar uma última coisa. Eu acredito que nós temos muitas responsabilidades para com os nossos alunos. Eles são nosso foco, sempre, e pra quem nós fazemos tudo o que fazemos. Mas o voluntário também tem uma missão com a sua equipe. A paixão de cada voluntário é uma ferramenta muito poderosa pra fazer o projeto crescer! E transmitir esse carinho não só pra crianças mas também para os velhos voluntários e, principalmente, para aquelas pessoas que estão chegando, é a chave pra gente nunca deixar esse projeto tão incrível morrer! É por isso que eu termino aqui agradecendo quem fez e faz o Crea+ possível: po, vamo lá pessoal! Sábado sempre tem mais =]
Carolina Douek
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com a sua opinião!