domingo, 29 de agosto de 2010

O PEDREIRO LEITOR

Costumamos encontrar, durante nossa vida, pessoas brilhantes; que por vezes passam por nós despercebidas.
No início deste mês me deparei com uma dessas pessoas brilhantes. Se eu não fosse uma curiosa, talvez João Pepeu (esse é o nome deste interessante personagem)tivesse passado despercebido.
Ele é pedreiro na reforma da empresa para a qual trabalho. E, depois do almoço João estava no jardim, lendo Agatha Christie. Tentei não perturbá-lo, pois detesto quando alguém interrompe minha leitura, mas a curiosidade falou mais alto. Puxei conversa.
João Pepeu tem 49 anos, 3 filhos, 2 netos, uma esposa e é pedreiro desde os 14 anos. Me contou que pega livros emprestados na escola do neto. Gostaria de comprar, pois os lançamentos demoram muito a chegar na biblioteca da escola e ele até acaba esquecendo qual livro gostaria de ler, mas infelizmente livros são muito caros. Já leu mais de 200 publicações e seu autor preferido é Sidney Sheldon. João me falou isso quase como um segredo, como se fosse vergonha um homem-cabra- macho- da Paraíba gostar de romances. Contei a ele, como confidência também, que graças a Sheldon eu me apaixonei por livros. João riu, como se agora estivéssemos quites na preferência e percebi uma pontinha de cumplicidade no seu sorriso.
Nesses dias cheguei na empresa bem cedo e ele estava sentado em cima na caçamba de entulho, lendo jornal. Perguntei: - Lendo o quê, João? Caderno de esportes?
Ele levantou os olhos, sorriu e respondeu: - Não, moça. É a página de política. Eleição chegando e quero votar sem arrependimento.
Dois minutos pensando... O dia inteiro com aquela cena martelando na minha cabeça. Um misto de orgulho e satisfação por ter o prazer de conhecer João Pepeu e uma dúvida de como usar isso de lição para outras pessoas. Escrever aqui pode ser um começo, não?
Não há segredo: quer aprender, leia! Quer saber, leia! Quer escrever bem, leia! Ler é o grande segredo. Cuide bem dos livros!! Procure ler mais!
A leitura transforma a vida das pessoas, torna um sonho possível, uma viagem palpável.
Leia, sonhe e seja feliz!

Nenhum comentário: